28 de fevereiro de 2009

Comics Vs Mangá

Olá! Caros fagocitadores de fagulhas de fogo-fátuo!Uma coisa que sempre pega e aproveitando a vinda de Dragon Ball: Evolution e Watchmen vamos discutir isso! Vamos deixar uma coisa bem clara, que a idéia é minha e esse texto é altamente tendencioso, mas a pergunta que fica é? Que texto de blog não é?!

Comics, antes que pensem, não são revistinhas de comédia (ta pode até ser, mas não é isso do que vamos tratar), são as clássicas histórias de quadrinhos dos nossos heróis americanos de cada dia: X-Man, Superman, Quarteto Fantástico, Justiceiro, Homem-Aranha, etc... Aquelas que retratam mais as nossas cidades como são: no caso deles, como Nova York até mesmo Metropolis ou Gotham City.

E Manga (que não é aquela fruta bonitinha e doce que deixa uns fiapos chatos nos seus dentes), é o quadrinho japonês, que trata de coisas mais irreais. Tendo vários estilos e classificações, como Shonen, Shoujo, Hentai, etc...

E pra começo de conversa tenham em mente que são duas comparações monstruosas, de duas culturas totalmente diferentes e estilos diferentes. A HQ é do nosso lado do hemisfério, que trás heróis mais humanos e individuais, que por um altruísmo quase inexistente em nós como “massa” se sobressaem, aproveitando um acontecimento ruim para transformá-lo em uma pessoa boa.

Como o Homem-Aranha que por deixar um criminoso escapar, o mesmo acaba matando seu tio, que por um ato de omissão ele resolveu nunca mais se omitir. Ou como Batman, que após ficar órfão usa sua mágoa para evitar que o que lhe aconteceu, não aconteça com outra pessoa. As histórias em quadrinhos orientais trazem heróis de acordo com sua época, acreditando ou não.

Superman, Batman, Capitão América surgem durante a segunda guerra mundial, como uma tentativa de tentar criar uma critica de como “se os nossos soldados estão lá fora, quem vai nos proteger?” (Nota do Autor: Eu juro que você acabou de pensar em Chapolin Colorado). E assim como os X-Men falam de preconceito racial, que por coincidência eles surgem junto com o movimento negro americano. Tirando que esses são os mais famosos, tirando Quebra-Queixo, Lobo, WILD cats, Young Blood, etc... Pra quem já viu liga da Justiça sem Limites, acredite, cada um dali tem seu próprio quadrinho.

O tema tratado geralmente são mais os eixos éticos do bem e do mal, o que é ou não ser cruel ou maligno esta sempre bem definido. O que realmente importa é se o desenrolar da história e a interação com os outros personagens, já que eles não estão sozinhos naquele universo. E também a quebra de seu “código de honra” pois afinal, quem acompanha Batman espera que um dia ele mate o Coringa de forma cruel e sanguinária.

Já o Mangá (que querendo ou não, também é uma história em quadrinhos, só que nipônica), é mais um eixo de ordem (honra) e caos (desonra), não há exatamente um lado certo ou errado, mas sim ponto de vista, e tendo uma coisa sólida a honra. Como o mangá é um produto mais de “exportação de heróis”, eles acabam atirando para todos os lados, mexendo até mesmo com outras culturas que não sejam as deles. Como em Saint Seiya (que tem como inspiração a cultura greco-romana) e Michiko to Hatchin (que usa um cenário inspirado no Brasil), dentre milhares de outras histórias. Que tem apenas como objetivo contar a saga de tal personagem até seu desfecho, encerrando-o ali.

Até mesmo por essa continuidade de história Manga e Comics são altamente diferentes, pois em um mangá, geralmente a um desfecho quando o objetivo do personagem é cumprido, ao contrario do comics que mesmo cumprindo seu objetivo a história continua, pois ele ainda tem um fardo a carregar graças aos seus poderes. Além do fato que um Mangá tem como autor, o desenhista e o criador a mesma pessoa, bem diferente do Comics que o herói passa a integrar a empresa e ao universo criado. Não tendo a menor obrigatoriedade do autor, roteirista, desenhista e criador serem a mesma pessoa, ou mesmo cada uma dessas funções serem desempenhadas apenas por uma única pessoa, mas sim por uma equipe, talvez...

Eu sinceramente prefiro quadrinhos, mas sinceramente depende muito também de roteiristas. Sou um ser mais preso a roteiro do que qualquer outra coisa. E mangá geralmente não me passa uma coisa enormemente elaborada, claro que há exceções, como Fullmetal Alchemist e Death Note. Mas ainda sim, dou sempre preferência ao Comics, mas isso é muito questão de gosto pessoal.


Demiris Ikarus
(Insanecast vai demoraaar
um pouquinho mais...)

4 comentários:

  1. Tanto faz. Mas agora estou sofrendo uma forte influência pra ler Comics ( Watchmen pra ser mais precisa ). *Tanto que vou até ver o filme* \o/

    Enfim, o ponto é: escolher o que melhor lhe agradar (ou ficar logo com os dois). ^_^

    Até :*

    ResponderExcluir
  2. Deu pra perceber que vc gosta mais de Comics, vc "puxou a sardinha" toda pra eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aEHoooooooooo

      HUEHUEHUEHUE BR BR? R., volta com a moderação no /b/, filho da puta!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir