6 de janeiro de 2009

2009 e Dicas de como (não) escrever uma fanfic.


Ola meus caros comedores de açúcar mascavo salgado! Ano novo, computador velho, mesmo problemas. Tirando a grande incidência de roupas amarelo-ovo e amarelo-sopa-de-aspargos-de-hospital-vomitada, foi ótima a passagem do ano novo.

Os planos pra 2009??? E desde quando eu faço planos? Há não ser os de dominação mundial, mas isso é outra história! De novidades mesmo acho que é o retorno do 3D&T (sistema de RPG baseado em anime & mangá), que na minha opinião é o melhor para iniciantes.

De resto, só pretendo retomar minhas fics que foram deixadas um pouco de lado devido a droga desse PC e ao tão ocupado fim de ano. E por enquanto acho que é só isso! E vamos ao que interessa!

________________________________________________________________

Dicas de como (não) escrever uma fanfic.


Olá meus odiados adoradores de música instrumental de solo de oboé, pra quem não sabe sou feio (damn), e vamos nessa curta carreira fracassada de fanfiqueiro ou ficzeiro, falar de como fazer uma história ou não fazê-la. Afinal, posso só escrever as poucas coisas que eu tomei na cara, pra aprender!

Isso não fale só pra quem escreve fanfic, como eu sou BEM mais RPGista, e nisso eu sou um pouco melhor, vou fazer uma mistureba de tudo isso, porque, pra desesperado, qualquer dica é válida! Digo por experiência própria, mas vou falar mais sobre roteiro e tema abordado!

Primeiramente, pra quem escreve ainda fandom (pra quem não sabe, isso é o cenário que você escreve, como Saint Seiya, Dragon Ball, etc...), poucas coisas irritam mais do que ver seu personagem favorito ser toRtalmente (sim, Tortalmente mistura de totalmente com tortamente), e uma coisa que eu sofro muito é de escrever personagens que eu não suporto, e que eu não gosto da atuação deles. Um deles é o Shaka de Virgem de Saint Seiya, realmente, eu escrevo Saint seiya e não gosto de personagens onipotentes como ele. Que são somente máquinas de matar pseudo-filosóficas donas da verdade.

Pra falar a verdade, eu tenho mesmo paixão por secundários dos desenhos que tem geralmente um grande drama, e não dá pra enjoar do personagem porque ele morre antes de nós enjoarmos deles.

E pessoalmente, a minha missão mais pra Fanfiqueiro não é colocar relações homossexuais entre personagens, é pra tapar buracos que o autor do mangá\anime fez, e ninguém teve a sã consciência de questionar o autor. Acho que deveria ser o intuito do escritor de fanfics de fandom é meio que esse, além de puxar a sardinha pro seu personagem favorito.

Outra coisa, deixe bem claro o objetivo do texto. Coloque um objetivo, se sua fic se chama “O Registro da Ultima Guerra contra Hades”, faça o ápice da fic seja a luta contra Hades. Se sua fic se chama “Os Ursinhos Carinhosos – A Passagem do Arco-Íris” Faça a porcaria dos ursos e seus primos (porque tem bicho lá que falava era ursinho carinhoso e era um coelho, elefante, leão...) vejam a porcaria do arco-íris. É frustrante pro leitor não ver a evolução da proposta do texto, e no final ainda ficar com aquele ar de “porque eu to lendo isso?!”.

E uma coisa que eu realmente faço é colocar um primeiro capitulo alucinante, sem muita explicação do que ela realmente é, ou apenas mesmo o básico do básico. Principalmente, para quem lê é meio chato começar lento, conhecendo cada personagem e sua complexibilidade. Exemplos estão ai para quem quiser ver! Em Bleach, o primeiro capitulo, Ichigo vê fantasmas, apresenta sua familia e rotina levemente, para ele logo ser atacado por um Hollow.

Em Saint Seiya, a guerra galática surge como pano de fundo, para depois mostrar a luta de Seiya versus Cassius, para depois ele tentar voltar ao Japão e ser atacado pela amazona de Cobra. Michiko to Hatchin, em que a Michiko, foge de uma cadeia, passando por diversos guardas, etc...

Exemplos não faltam... Claro que depois você vai ter que explicar, mas obviamente você terá a história inteira para explicar aqueles atos.

Um cuidado que eu peço é para vilões de histórias de Shonen. É colocar uma mística toda de como ele é forte mas do que os protagonistas, mas ele precisa de tal artefato para estar 100%. Mas se ele é tão forte, ele deveria fazer um único ataquie com todos os seus servos, pegando todos de surpresa. Não é?! Se ele esta escondido é porque ele é um covarde (ai sim, desculpa válida).

Mas se fosse eu, falaria que ele está mais fraco que uma mosca, e precisa do tal artefato. Ou ele não quer associado aquele movimento e usa de vários subterfúgios para escapar da vista de todos. A manobra que Poseidon fez com Asgard e seus Guerreiros-Deuses, em Saint Seiya.

Bem, começa aqui a seqüência da série Dicas de como (não) escrever uma fanfic.

Espero que tenha ajudado em alguma coisa!

Demiris Ikarus
(Rezando pro computador não desligar..)

Nenhum comentário:

Postar um comentário