10 de março de 2009

Watchmen!!!


Olá! Caros Aladins Alados do Alabama que usam Alabardas! Finalmente vi o meu tão sonhado filme do Watchmen! Sim, meus caros e aqui estou eu para contar essa saga. Pra começar, fui assistir no Kinoplex do Grande Rio. E sem cinema lotado, sem alvoroso e eu a Sra. Ikarus fomos os inconvenientes do cinema! É a famosa lei divina, sempre tem alguém que te atrapalha e não para de falar, então tornesse ele, para evitar que esse nicho seja ocupado e lhe incomode, isso é um fato.

E com uma novidade, a Sra. Ikarus escrevendo sobre Watchmen. Sim, eu consegui convence-la a escrever pra cá! Um verdadeiro milagre, espero que ela vire colunista daqui esporadica! Até porque minhas insanidades às vezes falham, mas fazer o que?!

Pra começar alguém esqueceu de apagar às luzes nos primeiros cinco minutos do filme, mas vai, era Watchmen, o cara que deveria ter essa função devia estar compenetrado no filme assim como eu. Pra quem ainda não sabe, o que me surpreende pois todo e qualquer blog, cita esse filme mais do que peixe em feira. Watchmen é a adaptação da bíblia das Grafic Novels (estilo de quadrinhos mais sérios), escrito por Allan Moore.

Mas bem, o filme não é apenas para os fãs de quadrinhos como o insano que vos escreve. O filme tem um próprio enredo que se auto-explica, mas em uma versão bem mais muito diluída do quadrinho. Sim, meus caros degustadores de desejos dementes, sim Watchmen é Muy Phueda! Mas se querem saber do filme, procurem outro blog, que está cheio de explicações por ai.

Pois bem, a primeira parte foi mais a explicação genial dos Minutemens, que eram os heróis da era passada. Sim, coisa do pessoal de sunga, etc... Aquela coisa bem esdrúxula, mas foi fodastico ainda assim, pois mostra uma linha do tempo; explicando aquele cenário alternativo que a obra apresenta, que chega até a mostrar Fidel castro (sim, eu gritei e apontei, como todo e qualquer inconveniente que leu o quadrinho e gosta de política).

Para na sequencia da Morte do Comediante, que nos quadrinhos Comediante recebe alguns golpes e é jogado pela janela com um gancho, mas que na versão cinematográfica tem uma luta digna de Blade – O Caça-Vampiros, mas perdôo Zach Snyder. Afinal, é cinema, e gente que não leu o quadrinho espera sempre violência em demasia.

Além de ter propaganda da MTV e passar vários programas típicos, que o Comediante estava vendo. Além da casa dos quadrinhos do Comediante ser uma coisa decadente de subúrbio de Nova York, e a versão cinematográfica é melhor que a casa de todos os meus amigos, familiares e conhecidos, e tendo TV de plasma nos anos 80. O que pra mim, é mais irreal do que a luta do Ozzy com o Comediante.

A cena da queda é realmente linda! Impossível ser mais fiel e adaptada pro cinema, aquela coisa que você fica chocado. Até mesmo a seqüência da conversa dos policiais que investigam é mantida perfeitamente. É realmente uma surpresa a fidelidade que o Snyder manteve.

Até que começou meu surto de histeria pelo Rorscharch. Sim, fiquei que nem uma menina histeria quando vê os Backstreet Boys, mas no meu caso era a cada vez que a máscara mudava de posição que as manchas negras ficavam. Eu preciso realmente de uma máscara dessas, além da voz dele no original (não vi a versão dublada, mas vou ver!) ficou gutural, sombria e maléfica, da mais medo do que a voz do Batman.

Uma coisa que os fãs não vão poder reclamar é a fidelidade do cenário, pois muita coisa jde cenário foi muito bem reproduzido e a versão cinematográfica tem o direito muito bem de fazer bastante licença poética.

Chegou a parte do Coruja (chamado por mim, como Corujito ou mesmo Broxa), que eu até mesmo perdôo o fato dele ser meio-bombado. Porque, ele mesmo deve ter mantido um ritmo de treino mesmo deixando de ser um vigilante, mas ele ainda mantêm uma cara de nerd safado, com o óculos enorme parecendo os visores que os power ranger usam, estou falando o óculos normal dele, e não do da máscara do traje.

As conversas até ai foram fieis até mesmo, até mesmo os feijões enlatados que ele come na primeira invasão a casa do Coruja, mas senti falta da segunda invasão que ele rouba torrões de açúcar, e do chaveiro trocando a fechadura depois do Rorscharch sempre a arromba a porta para entrar.

Além da perfeita fase do Rorschach invadindo uma instalação militar pra falar com o Dr. Mahattan (mais conhecido por mim como Filho-da-P*** de uma figa, viagra ambulante ou azulão para os íntimos), e sobre os efeitos especiais, foram chocantes do Azulão sem exagerar ou mesmo faltar. E achei a Sally, a segunda espectral muito sem sal (mais conhecida por mim por Mulher-Maçaneta ou mesmo Garota de Programa).

O filme perdeu um ar de normalidade para mim, afinal eles conseguem fazer coisas sensacionais para humanos comuns. Como as lutas do Coruja e da Espectral contra uma gangue de rua, e na cena final que Ozzymandyas pega uma bala com as mãos, mas que no quadrinho ele admite que avisa sofrido melhoras genéticas e não deixava sua secretária ser baleada. Pra mim, isso deixou a desejar.

Já falando sobre o Ozzymandias, eu gostei da atuação do ator foi ótima, ele interpretou muito bem, mas o biótipo dele e o figurino foram bem fracassados, nos quadrinhos, o Veld usava roupas claras, além dele possuir um físico tipo do super-homem em quadrinhos; no cinema ele me pareceu um frangote.

A cara do Rorscharch, achei o molde dela muito parecido, mas não gostei da atuação dele com o psiquiatra, pois a impressão que eu sempre tive foi que Rorchá (é assim que se fala), é o indiferente, o cara que ligou a tecla do foda-se há anos. Que ele só entra em desespero quando sua máscara é arrancada, e quando o Azulão o impede de falar a verdade para o mundo. Eu só perdôo o Zach e o ator do mascarado fodão, pela cena do presídio que eu tanto amei!

E o comediante eu nem falo nada, porque ele é a copia fiel dos quadrinhos.

Claro, que eu acho que Watchmen sairia muito mais fiel e detalhista do que o filme, mas eu deixaria mesmo pra outro momento. Zach também é um diretor novo, por mais que ele fosse fã, ele era inexperiente. Tirando o fato que sofrendo medo dos fanáticos do filme ser uma “M”, mas eu gostei apesar de tudo.

Tirando que a Sra. Ikarus ficou decepcionada pela retirada de sua amada piada e eu pela bandejada que o Corujito recebe no nariz o quebrando-o. Além de cortarem as cenas do povo da banca de jornal.

Sinceramente, ainda tenho que pegar o DVD pra ficar catando piolho, mas Watchmen pra mim foi a melhor adaptação de um quadrinho para as telonas, mesmo que bastante diluída, e na forma comercial. Lógico que tem trocentas críticas negativas, mas até mesmo senhor dos anéis e Blade Runner, foi muito criticado; mas daqui quem sabe meu irmão mais novo ou até mesmo meu filho vão venerar assim como é pra mim Star Wars, Star Trek, exterminador do futuro e outros filmes dos anos 80.



Demiris Ikarus
(Sim, eu tapei o olho da Sra. Ikarus
quando
Mahattan apareceu e ela
quando a Espectral
pegava o Coruja)


*******

Diário da Cris
9 de Março de 2009


“O clima da tarde era abafado e o vento trazia a poeira que nos cegava temporariamente”. Já em outro ambiente, as cenas "inéditas" faziam minha espinha gelar...”

Agora vamos ao que interessa, pessoas! Estou aqui pra contar um pouco sobre as impressões que tive ao assistir Watchmen.

Como alguns de vocês já devem saber é uma adaptação dos quadrinhos. Se você espera encontra aquela historinha de super-heróis "água com açúcar", já vou adiantar que vão se surpreender (vide os váááários spoilers que o Sr. Ikarus já deu nesta postagem ).

Na minha opinião, o trabalho está muito bem feito! É claro que encontramos alguns exageros e vários cortes, só perceptíveis aqueles que leram e conhecem a história (sim, sou garota e li esse quadrinho e não sou nerd! ^^).

Em vista de ser uma produção cinematográfica visando o interesse de qualquer tipo de público, o andamento não foi prejudicado. Pelo contrário, muito fiel, diga-se de passagem. (Só reclamo de não ter tido uma piada sobre uma determinada situação, que ao meu ver fez falta, pois estava esperando por ela :/ )

Ver os personagens ganharem movimento não tem preço. *_* (até tem, mas essa parte a gente pula XD)

Não fomos poupados da violência, do sangue e tudo que temos direito. Nada de cenas que ficam subentendidas, temos ali "a verdade", "nua e crua".

Por falar nisso, tinha nu demais XD *piada interna*

Os efeitos gráficos deram um show a parte, juntamente com a trilha sonora que nos deixa com aquela sensação nostálgica e ao mesmo tempo moderno *_* (já que temos novas versões – por exemplo: Desolation Row – My Chemical Romance, versão original Bob Dylan).

Deixando o filme um pouco de lado...

Comentários sobre situações engraçadas durante o filme:

Já se sabe que um ótimo filme, pipoca, refri e uma ótima companhia não fazem mal a ninguém. Então, o que acontece durante a sessão também deve ser comentado.

Assistir um filme ao lado de um fã como o Sr. Ikarus no mínimo é uma experiência diferente, não tinha como não prestar atenção a sua bipolaridade e as frases que se seguiam. Além de mim, pessoas ao nosso redor riam compartilhando das insanidades, foi demais.

Sem contar que em várias cenas eu tinha meus olhos tampados pra não ver certas coisas rs. O mesmo acontecia com ele. XD

E...

Acho que já vou ficando por aqui, não sou blogueira e por isso não tenho obrigação de escrever tanto. Só tentei expressar um pouco dessa experiência, que deve ser vista e contemplada por outros olhos e com outros olhos, se é que me fiz entender.

Podemos tirar algumas lições e refletirmos sobre ações e mudanças em nossa própria vida.

Até qualquer outra postagem, pessoal.




Cris Ikarus
("Querido, o filme é Legendado!
Como eu vou saber o que ele disse?!)

2 comentários:

  1. Dia feliz! *________*

    Bons tempos, ótimo filme! ;)

    ResponderExcluir
  2. ADOREI O POST DUPLO!!!!
    Meus queridos amigos nerds!!
    Heuheuheuhe...brincadeira Cris!! ^_^

    Quando sair esse filme em dvd vou pegar pra ver, vs falam taaanto que vou ver, apesar de não curtir muito "filme de quadrinho".

    xD

    "Ver os personagens ganharem movimento não tem preço. *_* (até tem, mas essa parte a gente pula XD)"


    AHAUAHUAHUAHUAHUAHAA...

    ResponderExcluir