17 de junho de 2008

Creeps

Foi mal pela demora, a minha cabeça anda meio bloqueada para algumas coisas... e a proposta do admirável mundo insano não é pra discutir se eu gosto de batata-frita no pão frances (vocês deveriam experimentar, é uma delicia!


Na falta do que falar ou fazer... vou dar um Ctrl+C e Ctrl+V


Não me culpem... ando sem cabeça mesmo pra escrever minhas insanidades...


O texto sera de outra cor e vai ter bibliografia




O melhor exemplo de pedestal da história é a Garotinha Ruiva, a pedestal de Charlie Brown. Para quem não se lembra, a Garotinha Ruiva era a menina dos sonhos de Charlie, um creep por natureza. Ela pouco aparecia nos quadrinhos ou nos desenhos animados, mas era constantemente citada e freqüentemente aparecia nos sonhos de Charlie Brown. Ele sabia que a Garotinha Ruiva era, no jargão popular, "muita areia para o seu caminhãozinho", mas ele se permitia sonhar com ela, e pacientemente, esperava por uma chance.Se tem alguma coisa que o creep sabe, é esperar. Durante todo o processo de idolatria, ele está esperando por uma chance.

O Ponto de Vista do Pedestal

A pedestal se sente lisonjeada pela idolatria, mas considera o creep uma pessoa não permitida, não convidada, um erro infeliz que lhe ocorreu. Ao creep não é permitido fazer parte da vida de seu pedestal. Um erro, um lapso, um estorvo. É assim que o creep se sente. O pedestal é tudo na vida do creep. O creep não é nada na vida do pedestal.

É melhor ser Creep ou Pedestal?
Com certeza ser creep é mais cômodo, dizem que é melhor dar do que receber, melhor amar do que ser amado. O pedestal não tem culpa de não gostar do creep da mesma forma que o creep gosta dele. Porém ele não sofre tanto quanto o creep, pois está no comando da situação, vendo tudo lá de cima em posição confortável. O pedestal pode até ter um sentimento de pena ou de remorso, mas esse sentimento nunca chegará aos pés do sofrimento do creep, pois, afinal de contas, ele foi o rejeitado. Por outro lado, o pedestal carrega a "culpa" de ter alguém sofrendo por sua causa. Desta forma, não existe uma resposta para a pergunta. Cada caso é um caso. Pedestais cruéis não se importam com o sofrimento de seus creeps. Creeps cruéis podem armar vinganças por terem sido rejeitados. Tudo é uma questão de caráter.
É difícil de acreditar que um sentimento tão nobre e bonito, que chamamos de amor, possa causar tamanho sofrimento. Então sabemos que sofrer é ruim, mas que amar é bom.

Amor, obsessão e doença
A obsessão já é por si só algo doentio, e pode atingir níveis muito próximos da loucura, dependendo do caso.Ligações silenciosas na calada da noite para checar se o pedestal está em casa - ou simplesmente para ouvir a sua voz -, alterações de itinerário com o propósito de passar em frente à casa do pedestal na esperança de vê-lo, conspirações, busca por informações, tudo isso qualifica uma obsessão a caminho de virar doença.
Subir pelas paredes parece representar bem o nível de obsessão a que pode chegar um creep por seu pedestal.Existe apenas um lugar onde o creep é feliz ao lado do pedestal, e tudo dá certo e a vida parece fazer sentido: somente nos sonhos.
É importante, para que o creep não enlouqueça de vez, que ele tenha amigos em quem confiar. O desabafo é um grande aliado do creep.

O Amigo do Creep
Essa é para você que é amigo de um creep. Ser amigo de um creep é uma questão delicada. Nem sempre o creep tem a facilidade de se abrir com os amigos, a menos que eles também sejam creeps. O creep está em estado permanente de escavação, e deve contar com a ajuda dos amigos para desabafar e colocar para fora os seus demônios. Pode não ajudar em nada no caso pedestáltico, mas pelo menos faz com que o creep se sinta melhor sabendo que tem em quem confiar.

Os dez mandamentos do amigo Creep
1- Jamais cobiçarás o pedestal do próximo.
2- Jamais olharás para o pedestal do próximo com segundas, terceiras, quartas ou quintas intenções.
3- Antes de pedestalizar alguém, certifique-se de que ela não seja pedestal de um amigo.
4- No caso de pedestaltia simultânea em igualdade de condições, que vença o melhor, mas no caso de um pedestaltismo com história, respeite o pedestal do amigo.
5- Pedestal de amigo meu pra mim é homem.
6- Quem com pedestal fere, com pedestal será ferido.
7- Um pedestal só será considerado legítimo caso haja comunicação verbal por parte do creep em questão.
8- Um caso de pedestaltia é considerado eterno, exceto em manifestação de abdicação do pedestal por parte do creep.
9- Um pedestal é pessoal e intransferível.
10- Um pedestal alheio TAMBÉM é pessoal e intransferível.

Tipos comuns de pedestalismo

-Quando o seu pedestal é a pessoa amada de seu amigo.
O que fazer numa situação dessas? Conformar-se e aceitar a derrota. Ou fugir e perder, além da pedestal, o amigo. Por isso, procure evitar pedestais simultâneos e declare a seus amigos quem é seu pedestal assim que você o identificar como tal.
-Quando você descobre a pessoa do sexo oposto ideal, e logo depois descobre que ela não é de um sexo tão oposto assim.
Pedestalizar homossexual sendo hetero (ou vice-versa) é um golpe do destino e pode acontecer com qualquer um. Mas o creep não deve se abater com isso, e deve sim ver o lado positivo da coisa: você não está perdendo por ser feio, chato, burro ou por qualquer outro motivo desse tipo, mas simplesmente por ser hetero. Assim, não há nada que você possa fazer. É o destino. Não adianta você fazer uma plástica, entrar na academia ou começar a ouvir pagode pra agradar o pedestal. A menos que você pretenda realizar uma cirurgia de mudança de sexo, não há nada a fazer.
-Quando o pedestal se aproveita.
Mas existe um tipo em especial que se diverte com a sua condição pedestáltica e passa a humilhar seu creep somente por puro prazer. É o seu hobby preferido. Ele gosta de cultivar seus creeps. Manter a pedestaltia.É o tipo de pedestal que deve ter uma listinha de creeps com a qual faz apostas e comparações junto às listinhas de seus amigos, só pra ver quem tem mais pessoas a seus pés. Este tipo de pessoa se encontra numa posição confortável sobre o pedestal, usufruindo da velha máxima "o que vem de baixo não me atinge". Assim, ele pisa sem piedade no seu respectivo creep, pois sabe que este nunca conseguirá responder à altura.
O primeiro verso coloca mais uma alternativa. O pedestal cruel pode não saber o que é aquele amor que o creep sente, pois ele nunca o sentiu. Então ele quer que o creep não sinta nada também.

A Ilusão
A idealização é um ato ligado à fantasia, à imaginação, e muito comumente está longe da realidade. Já que o pedestal é inatingível, torna-se mais confortável para o creep imaginar que ele é perfeito, assim também justifica-se o fato de ele não conseguir alcançá-lo. O pedestal idealizado, quando trazido de volta à dimensão da realidade, pode causar um choque.
É verdade que se o pedestal dá a chance ao creep, este vai se encher de esperanças e criar expectativas de um futuro melhor. Mas eu ainda acho que é melhor você ter um momento de felicidade e depois vários de tristeza, do que só ter momentos de tristeza. Trata-se de uma opinião polêmica e muitos vão discordar, mas talvez seja melhor ter algo do que se lembrar, do que passar o resto da vida imaginando como teria sido estar ao lado daquela pessoa.Em outras palavras: creeps querem ser iludidos! De que vale passar a vida encarando a realidade nua e crua?

Quando o amor passa a atrapalhar
Os pedestais normalmente não sabem como agir com seus creeps. Principalmente os pedestais que já foram (ou continuam sendo) creeps. Ao se deparar com esta incrível ironia do destino (creep que vira pedestal), o pobre coitado não sabe o que fazer.Muitos pedestais até têm vontade de dar uma chance ao seu creep, mas não o fazem com medo de estar iludindo-o. Trata-se de uma das maiores injustiças deste nosso mundo cão: A não fica com B porque B gosta demais de A. Se B não gostasse tanto de A, A ficaria com B. Não é paradoxal? Não é de causar indignação? Sim, mas acontece muito. O amor, neste caso, atrapalha!

As mudanças radicais nem sempre começam pelo cabelo
Os creeps começam pelos pedestais!Quando ele cansa de esperar, o creep chega a uma conclusão e decide mudar sua vida. Ele toma consciência de que foi tudo uma fase e resta a esperança no futuro. A desilusão amorosa o fez ver a verdadeira face do pedestal, agora que ele caiu lá de cima e é visto como uma pessoa normal, no mesmo patamar do próprio creepE então, a confirmação final: o primeito pedestal o creep nunca esquece, mas a vida continua não é mesmo?

Algum tempo depois...
Descobrir que aquele pedestal de tanto tempo não era aquilo tudo, que você se enganou e deu valor demais a quem não merecia, é uma experiência frustrante. Tanta energia gasta para nada. O pedestal não era tão especial quanto você imaginava.
Aparentemente curado e à espera de uma nova pessoa para ocupar o seu pedestal, o creep pode tentar se enganar e achar que está mudado, que dali pra frente tudo vai ser diferente e que agora ele vai saber escolher melhor e vai ser muito feliz sem ser humilhado por mais ninguém. Ele pensa que da próxima vez ele estará por cima, mais forte e preparado.
O creep acredita ser um frio destruidor de corações, que com um olhar partiria um coração. Mas esta é uma ilusão passageira do creep que está aliviado com o fim do antigo pedestal. Faz bem para o ego, mas é só uma questão de tempo até ele encontrar uma nova pessoa para ocupar a vaga do pedestal, e então ele deixa de ser um cold heartbreaker e confirma a tese de que "uma vez creep, sempre creep".

Um novo Pedestal, um novo Creep
O pedestal pode voltar de diversas maneiras:
1. Uma nova decepção pode fazer o creep rever seus conceitos em relação àquele antigo pedestal. Algo do tipo "eu era feliz e não sabia".
2. Uma reaproximação casual na qual o creep pense "estou vacinado, esse pedestal não me afeta mais", pode ser uma tragédia. Assim como o vício do álcool, do fumo ou das drogas mais pesadas, o pedestaltismo nunca passa totalmente. Não se pode dar chance ao azar.
3. Outro fator que pode causar a volta é a súbita mudança de comportamento do ex-pedestal. Pode ser verdade, já que as pessoas mudam, amadurecem, crescem, desenvolvem-se.
4. Mas também pode ser uma grande sacanagem do pedestal cruel que quer voltar a cultivar o seu pedestaltismo para benefícios próprios, afinal, todo mundo gosta de ser bajulado.
5. Ou, em último caso, o creep pode perceber que era mais feliz (por mais contraditório que isso possa parecer) quando tinha um pedestal no qual podia basear sua vida do que no período em que não tinha ninguém em quem pensar, com quem sonhar.
Pedestais antigos voltam com extrema naturalidade, como se nada tivesse acontecido. O creep, indefeso, costuma aceitar a volta e incorrer novamente no mesmo erro. Trata-se de uma fraqueza, mas espera-se que ele tenha aprendido alguma coisa até aqui e que, calejado, ele procure evitar transtornos e constrangimentos pelos quais ele já passou. Aos poucos, o creep aprende a cair.

Se não desencana por bem desencana por mau!
Quando finalmente o creep toma vergonha na cara e resolve desencanar de seu pedestal, é uma fase que exige uma grande força de vontade. Seria sábio e sensato se todo creep ao descobrir seu pedestal adivinhasse que ele o faria sofrer. Mas nada é tão simples assim. Como já vimos, o creep acredita que o verdadeiro amor espera, e enquanto isso constrói sua história ao lado do pedestal. Grande erro! Desta forma, ele só irá praticar o walk on depois de um acontecimento que o faça perder definitivamente as poucas esperanças que ele tinha.
Assim, sabemos que não dá pra deixar pra trás um sentimento tão forte.O Creep recebe ordens dele mesmo, "você TEM que deixar pra trás". É a única solução. Afinal, o creep não vai querer passar o resto da vida sendo rejeitado. Ele TEM que deixar pra trás. É preciso que ele deixe para trás.Pegue os pedaços do seu coraçãozinho partido e siga em frente.Você está pagando um preço alto por gostar demais de alguém, mas tenha fé que você supera essa fase.

Respeitar é preciso
Este é um momento de reflexão e de busca de paz por parte do creep.
É preciso que o pedestal compreenda o momento difícil pelo qual o creep está passando, tentando deixar tudo para trás e esquecer o passado. Desencantamentos levam tempo para surtir efeito, pois como vimos acima, não dá pra deixar para trás o amor.

Será possível esquecer?
Ou ao menos diminuir a intensidade do sentimento? Ou o creep em estado de retrocesso está apenas enganando a si mesmo? Uma coisa é certa: só sabemos que um pedestal foi realmente apagado quando encontramos outro pedestal para substituí-lo. Enquanto isso não acontece, o perigo permanece. Ninguém disse que seria fácil.

O Amor também tem seu lado bom
Sim, existe uma vantagem, um lado positivo em tudo isso: a alienação pedestáltica! Os creeps não esquentam a cabeça com qualquer porcaria. Detalhes pífios do cotidiano, preocupações mundanas e questões materiais não afetam a sua vida.
Está com a conta negativa no banco? O dólar subiu? Tá desempregado? Outra CPI acabou em pizza? Seu time perdeu o campeonato? Quem se importa? Não o creep, com certeza. O único problema digno de preocupação em sua vida é o seu pedestal e ponto final. Danem-se as taxas flutuantes do câmbio. Dane-se a situação política no Oriente Médio. Dane-se a camada de ozônio.Nada disso vai interferir na relação pedestáltica, então são questões secundárias que não merecem a sua preocupação. "All you need is love" (tudo que você precisa é de amor), como diriam os Beatles. Por tudo isso, os creeps não são por definição pessoas tristonhas, reclamonas e chatas, já que eles sabem levar a vida na esportiva. Eles só querem ser amados.Tal alienação faz do creep um ser evoluído que está no mundo em busca de felicidade e paz espiritual, representadas simbolicamente na figura do pedestal. Muitas religiões não conseguem ser tão simples e objetivas como isso! Amém.

Feliz para sempre sozinho

Tell me there's some hope for me. I don't wanna be lonely for the rest of my days on the earth.
"Diga que há alguma esperança para mim. Eu não quero ficar sozinho pelo resto dos meus dias na Terra. ("Perfect Situation" – Weezer)

"Se você foi rejeitado muitas vezes em sua vida, então uma rejeição a mais não vai fazer muita diferença. Se você for rejeitado, não conclua automaticamente que a culpa é sua. A outra pessoa pode ter diversos motivos para não fazer o que você quer que ela faça: nenhum deles pode ter algo a ver com você. Talvez a pessoa esteja ocupada ou não se sentindo bem ou sem o menor interesse em passar um tempo com você. Rejeições são parte da vida cotidiana. Não deixe que elas o incomodem. Continue tentando alcançar outros. Continue tentando alcançar outros. Quando você começar a receber respostas positivas, então você estará no caminho certo. É tudo uma questão de números. Conte as respostas positivas e esqueça as rejeições."

"Então, siga o conselho do Radiohead e boa sorte!


Originalmente publicado em http://br.geocities.com/rthibes/


Créditos: Alexandre Souza


Demiris Ikarus

(E a roda dos mundos roda para decidir seu destino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário