23 de julho de 2008

Entrevista com a Lucy Rangel

Pra quem não sabe... eu sou um fã da Ana Claudia e da Luciane, pra comemorar o aniversário da Lucy, eu tentei desenhar... mas sou péssimo nisso ¬¬''


Pensei em escrever uma fanfic... mas depois de ler as Fics da Josy-Sama e da minha adotiva (e possivel clone) Lais desisti na mesma hora u.u


Então, fiz o que eu sei fazer de melhor ^^


Promover o caos assim como o Tio Coringa XD


Logo fiz o impensável, o inimaginável \o/


Print nessa, Jorge \o/


Uma entrevista com a nossa escritora verborrágica maniacamente compulsiva Lucy Rangel


Ai você me pergunta: “Demiris, porque você fez isso?


E eu te respondo: “Porque eu fiz isso? Porque eu sou um menininho serelepe! Tarãm!! \o/”


Acompanhem essa entrevista \o/


Demiris: Como nasceu a "ficwriter"?


Lucy: Eu leio fanfics desde 1999, aproximadamente. Tenho uma amiga que escreve e sempre me passou os textos dela. Eu me encantava com as histórias dela e comecei a pensar: será que eu conseguiria escrever algo assim também? Então, cismei de começar a escrever. Isso em 2004, mais ou menos.


Ah, e se alguém ficar curioso: essa minha amiga (que, depois de uma longa pausa, está voltando a escrever!! \o/) é a Karina Tiemi... Em quem eu me inspirei para criar a Hikari, de Guardians =)


Ela é a culpada! rs


Demiris: Dentre os seus trabalhos, há algum especial? Qual?


Lucy: Não são muitos. Mas todos são igualmente especiais. Se fosse pra citar, eu selecionaria dois: Guardians, que é minha atual paixão e a primeira história que tive coragem para publicar. Sinto que estou aprendendo e amadurecendo muito como escritora através dessa história, além de ter conquistado muitos leitores que logo se transformariam em amigos. E Kuroi Crystal, que foi o meu primeiro original que um dia pretendo re-escrever e, quem sabe, publicar também.


Demiris: O que gosta de fazer quando não está trabalhando, estudando ou escrevendo?


Lucy: Difícil sobrar tempo entre essas atividades rs... Mas quando dá, gosto de ler, ouvir música (mas isso eu faço enquanto trabalho, estudo e escrevo rs... Sou movida à música!), gosto de assistir filmes (animação, principalmente), reuniões com amigos... E sou viciada assumida em internet! Rs


Demiris: Na sua visão, o que uma pessoa deve "carregar" sempre consigo durante a sua vida? (sentimentos/aprendizados/valores pessoais etc.)


Lucy: Respeito, em primeiro lugar! Ao próximo, ao meio-ambiente, ao mundo... A si próprio! Respeito, fraternidade e honestidade. Acho que qualquer outra qualidade deriva desses três fatores.


Demiris: Como você lida com possíveis bloqueios? (aqueles textos que insistentemente não querem fluir)


Lucy: Passo pra outro trecho rs... Se alguém olhar meus documentos de rascunho, simplesmente não entenderá absolutamente nada! Porque eu saio escrevendo cenas avulsas na medida em que as idéias vão surgindo. aliás, a mesa do meu computador é cheia de papéis com cenas escritas quando a inspiração bateu num momento em que o pc estava longe. Quando quero escrever algo e dá o famoso (e chato) bloqueio, eu paro tudo e passo pra outra cena. Porque não adianta tentar forçar, a coisa só flui com inspiração. Mas se, ainda assim, o bloqueio for tão forte que não sair nada, eu vou fazer outra coisa. Às vezes deito na cama, ouvindo músicas. Música é a minha maior fonte de inspiração.


Demiris: a Lucy prefere criar vilões ou mocinhos? E no geral: prefere os antagonistas ou protagonistas? E "por que" pra ambas as perguntas.


Lucy: Digamos que eu goste dos mocinhos defeituosos rs. Todos os meus personagens são cheios de defeitos e eu faço questão de que seja assim, pois isso os torna 'humanos'. No geral, gosto daqueles protagonistas que passam longe do estilo 'certinho'. Aquela coisa tipo Yusuke Urameshi (meu personagem de anime preferido! rs): um adolescente pseudo-delinquente, que só faz coisa errada... Mas, ainda assim, é o herói da história, já que, no fundo, tem um bom coração. Porque, na vida real, as pessoas de bom coração também são cheias de defeitos e cometem erros aos montes!


Demiris: Se você fosse convidada a transformar uma fic sua em um filme... Qual fic seria e quem seriam os atores escolhidos?


Lucy: Guardians! Claro! rs... Atores? Sabe que não faço a menor idéia? Não parei pra pensar nisso, mas seria uma brincadeira divertida. Isso daria um bom tópico pra comunidade rs


Demiris: top 5 para fics e autores que você gosta.



Lucy: 5? Ai, que maldade! rs... Vejamos... A rosa entre espinhos (Josiane Veiga); Seven Sisters (Petit Ange); Príncipe Endymion e seus cavaleiros (Karina Tiemi... A culpada, lembra? rs); Tem uma de yuyu hakushô chamada "Faltou dizer que te amo", da Juliane-chan que até hoje eu não me conformo por ela não ter terminado rs; Meu futuro é com você (também da Josy-chan)



Demiris: Existe algo que você considere imprescindível para o processo de criação de uma fanfic?


Lucy: Inspiração. De resto, tudo é consequência rs.


Demiris: Qual foi o comentário que mais lhe emocionou? E o que mais achou engraçado?


Lucy: Todos me emocionam, igualmente. Aliás, o simples fato de ganhar um comentário me deixa a boba mais feliz desse mundo! Engraçados são vários também.


Demiris: Quando você publica uma fanfic, já sabe como será o final? Ou espera ouvir as expectativas dos leitores?


Lucy: Sei de muita coisa. Digamos que uns 80%. Ainda assim, existem coisas que podem ser mudadas pela recepção dos leitores ou mesmo conforme o andamento da história. Às vezes os personagens trilham por um caminho que não foi previsto inicialmente e isso me obriga a alterar os planos para ele. Por exemplo: o apaixonado pela Anne inicialmente seria o Mau e não o Ryan. Mas o que eu pude fazer se ele gostou mais da Maire e, posteriormente, da Mic? rs... Eles vão criando vida própria, de tal forma que eu perco o controle total da situação. (lembra do extra em que eles não me deixavam dormir? ...É algo nesse nível! rs)


Demiris: Você já pensou em desistir de escrever? Se sim, quais foram os motivos.



Lucy: Várias vezes! Na maioria delas, por problemas pessoais que me impossibilitam de me dedicar como gostaria a essa atividade. Mas não desisto porque escrever, mais do que um hobby, é minha válvula de escape. Acho que, no dia que parar, eu surto de vez! rs


Demiris: Conte quais casos e acontecimentos das suas fics já aconteceram com você, por que nem tudo é ficção.


Lucy: Ah, tem algumas piadinhas internas, né?! rs... Tipo a cena clássica do Sniper tentando pegar o sapo de pelúcia na maquininha (eu presenciei o namorado da Shermmie-desenhista fazer isso num shopping, com ela do lado encarando-o com a mesma incredulidade da personagem rs... Acho que ele deve ter gasto uns 50 reais em fichas pra pegar um sapo de pelúcia pelo qual ele pagaria 15 contos em qualquer "lojas americanas" da vida! ... Ou os surtos da Hikari (Karina) com filmes do Brad Pitt... Ou a Shermmie recusando abraços da Anne (nem faço idéia de quem sejam! rs)... dentre outras cositas más!



Demiris: Você já teve medo das críticas?


Lucy: Não das críticas construtivas. Pelo contrário, eu até peço por elas! (e você, Demiris, sabe disso, porque é uma das minhas principais vítimas de "lê esse capítulo pra mim e veja os erros, por favooor!" rs)... Mas confesso que não estou preparada para as críticas destrutivas. Graças a Deus (ainda) não tive muitas.



Demiris: Que personagem da vida real e sua história você acha que daria uma bela fic?


Lucy: Todo mundo dá uma fic!! rsrs...



Demiris: Existe algum tema sobre o qual você jamais escreveria?


Lucy: Acho que com consciência e responsabilidade, dá pra se escrever sobre tudo.


Demiris: Qual a sua mania enquanto escreve, roer unhas morder algum objeto, comer... ou será que você não faz nada estranho enquanto escreve?


Lucy: Ninguém vai rir??? rsrs... Bem... Às vezes eu me pego fazendo o mesmo gesto que estou descrevendo no personagem... ou expressões faciais também rsrs... Por favor, alguém me diga que isso é normal!! rsrs


Demiris: Descreva o que é para você o/um dia PERFEITO!



Lucy: Um dia que possa acordar bem tarde, ver um filme com minha família, brincar com meus cachorros, sair com os amigos e ainda ter tempo pra escrever um montão e ficar de bobeira na net algumas horinhas antes de dormir! (esse dia precisaria de muitas horas, levando-se em consideração que eu já acordaria tarde! rs)


Demiris: O que te faz ter seus cinco minutos de raiva?


Lucy: Injustiças. Nada me deixa mais irritada do que isso!



Demiris: Qual música atualmente você escuta uma vez e a repete milhões de vezes!? (Trocando por miúdos, a música mais ouvida atualmente).


Lucy: Atualmente, "Vivimi" da Laura Pausini... Porque preciso terminar o extra de Mic&Maire e esse é o tema principal delas rs. Como já mencionei, músicas são a minha principal fonte de inspiração.


Demiris: Você já deu nome/apelido que julga completamente cômico/sem noção para alguém? Se sim qual!


Lucy: Não que me lembre no momento. Sou boazinha! rsrs



Demiris: Três horas da manhã, você com insônia e sem PC. O que você faz? (não vale escrever)


Lucy: Pego meu caderninho pra escrever!! rs... Ah, isso não vale? Pego um livro legal e leio =)



Demiris: Um filme que tenha te marcado e por quê? Ou quem sabe, um personagem em específico?


Lucy: Hm... Legalmente loira? rsrs... Rolou uma identificação, não sei porque, sabem? rsrs... Ok, falando sério agora (não que eu desgoste da loira aspirante a advogada rs), eu gosto de filmes com histórias de superação... O último samurai, I am Sam (não lembro o nome desse em português), A procura da felicidade... Dos desenhos, Mulan é minha ídola huhauhaua... Identificação com personagem? Hm... Serve a mocinha do legalmente loira? huauahuahua...



Demiris: A Luciane definida em 3 defeitos e 3 qualidades?


Lucy: Defeitos: insegura, ansiosa e ciumenta. Qualidades: honesta, sincera e divertida (acho! rsrs... já disse que sou insegura, né?! rs)


Demiris: Estilo musical favorito?


Lucy: Tirando funk, pagode, axé e forró... Sou completamente eclética!


Demiris: Luciane por Luciane.


Lucy: Alguém que tenta aprender com os próprios defeitos e, com isso, busca evoluir e se superar a cada dia... por mais difícil que isso seja.



Demiris: Conte-nos como é o dia-a-dia da humana Luciane Rangel.


Lucy: Bem... Luciane Rangel é formada em Direito e trabalha com advocacia num escritório, mas ainda na condição de estagiária porque não tomou vergonha na cara pra tentar OAB rs... Mesmo porque, pretende mesmo é conseguir passar num concurso público e fazer uma outra faculdade (de Letras, dessa vez!). Faz curso de japonês (e pretende fazer italiano também, em breve), se envolve com ONGs e trabalhos sociais, embora mal tenha tempo pra arrumar o próprio quarto. Não tem namorado, porque não tem tempo (desculpa esfarrapada pra não dizer que é encalhada)... E acho que é basicamente isso.


Demiris: Um nome que daria a um filho e por quê?


Lucy: Não sei se terei filhos. Pretendo, beeeem no futuro, adotar um ou dois (isso é certo na minha vida!), mas esses filhos, geralmente, já vem com nome, né?! rs... Sou péssima pra nomes! Talvez eles tenham nomes de personagens rs...


Demiris: Uma cor? Porque?


Lucy: AZUL! ...Porque é a cor mais linda do mundo!! rs Sou fanática por azul!!



Demiris: Ler ou escrever?


Lucy: Os dois


Demiris: Ouvir música ou ir ao cinema?


Lucy: Música! Gosto mais de assistir filmes em casa.


Demiris: Um lugar?


Lucy: Meu quarto



Demiris: Uma frase?


Lucy: "Preciso ser ao menos uma vela acesa nessa terra cheia de lâmpadas apagadas" (Maiton Rangel. Poeta, escritor... E, por acaso, meu pai! rs)


Demiris: Existe alguma pergunta que não foi feita? Se sim qual foi? E por favor, responda ela.


Lucy: Ah, sim... Meu tipo sanguíneo é B-positivo! rs


Demiris: Como se sentiu ao ler as perguntas?


Lucy: Nossa... Me senti que nem gente importante sendo entrevistada rs


Demiris: Alguma coisa pra dizer aos ficzeiros que começam?


Lucy: Bem, eu também me sinto uma iniciante ^^ Mas o conselho que posso dar é para buscar sempre se superar... Praticar muito, ler muito, e não ter vergonha de pedir para que alguém aponte os seus erros (e nem se sentir menosprezado caso façam isso). E acho que é isso =) Não desistam! ^^


Demiris: Uma mensagem aos membros da comunidade de Guardians.


Lucy: Pessoas lindas que me fazem tão feliz!!! *_* Adoroooo cada um de vocês. Agradeço infinitamente por toda a força, pelos comentários, incentivos... Enfim, por todo o carinho que vocês vêm dando a nós (acho que falo pela Shermmie-chan também). É por vocês, e para vocês, que continuo a escrever. E espero não decepcioná-los. Muitos beijos para todos!


Demiris: Mensagem final?


Lucy: Só o Demiris mesmo para me manter acordada até uma da matina quando preciso acordar cedíssimo no dia seguinte rsrs... Mesmo assim, eu te amo, maninho! E agradeço pela força, não apenas em Guardians, como em vários momentos da minha vida! Tô me sentindo a maior celebridade com essa entrevista rs. Enfim, beijos pro Demiris e pra todo mundo que tá lendo isso =D


Nenhum comentário:

Postar um comentário