27 de janeiro de 2009

Noveleiros somonoz noizes!


Olá caros fomentadores de leite fermentado da Parmalat! Aqui volto eu, de mais uma sobrevivência de ônibus, como viram no post passado. Estava eu ouvindo o Carecast (podcast do Laboratório do Doutor Careca, o qual o link esta ai do lado), quando o grande Zulu falou algo certo, que se encaixou muito bem, mas não vou comentar agora!

Há muito tempo atrás quem nunca assistiu novela, hein?! Eu já fui noveleiro, e muito, diga-se de passagem. Acompanhava Rei do Gado, Renascer, Pedra sobre Pedra, a Indomável, Roque Santeiro, Anjo Mau, etc... Claro que vai ter leitor que vai dizer “eu nunca assisti essas porcarias”, eu duvido maaaas... A graças da novela era você acompanhar a trajetória de história, e você não vendo apenas um lado, mas sim todos eles. Você sabia quem era a vilã(o) exatamente, sabia quem era o\a mocinha (mocinho). E ainda é de fácil digestão, pois mesmo que você pegue a novela pelo meio, você ainda entende parte dela (ou toda).

Onde eu quero chegar com isso? Pois bem, aqui entra a frase do Zulu: “Eu continuo assistindo minhas novelas, mas agora elas são, Lost, House...”, o que é verdade, por mais que se critique você acompanha um tipo de novela. Que hoje você chama de séries, seriados, seqüências, etc... Toda mitologia etc... A mesma coisa que a sua mãe faz às 9 da noite e você diz que não é uma coisa intelectual.

Em síntese é a mesma coisa, se você acompanha um anime ou fanfic ou série, é simplesmente a mesma coisa. São coisas digeríveis que lhe prende a atenção, com graus de compreensão e interação diversos; do mesmo jeito que eu acompanhava malhação na época que era uma academia, com André Maques com cabelo enorme e Bruno de Luca tão novo quanto eu, eu assisto hoje; Capitu, Lei e Ordem, CSI, House, Lost, etc...

E, sinceramente o que me motivou mesmo a escrever isso às 4:18 am foi o série mesmo do A Lei e o Crime, um seriado que passa lá pras 11 horas todas às segundas na rede Record. Que é uma versão de “Tropa de Elite” mais pra novela, com personagens que se intercalam de maneira tão incrível que não há um limite certo no eixo moral de Bem e Mal. O que você vê bem em seriados americanos, mas sim um eixo ético de Ordem e Caos.

Claro que nossos intelectualóides de plantão falaram que é apenas mais um caso de Asfalto vs morro, numa baixaria de mostrar coisas desnecessárias, mas que na visão desse insano que vos digita é um seriado tipicamente brasileiro, mostrando uma guerra civil que ignoramos ou que “fingimos” que não existe para continuar com nossas vidas. E com personagens que quase em nenhum momento sonharam se tornar o que são hoje, mas praticamente se obrigaram a torná-se o que são agora.

Contando vai parecer um seriado de Tropa de Elite, vale a pena ver, em um horário para nenhum critico ver e ao que eu to lendo, no mesmo horário a Record está desbancando a Globo no mesmo horário. E com um elenco formidável! E com as despensas de 500 mil (60% a mais que uma novela global).

Creio que terá seus 16 episódios e já estão sussurrando uma segunda temporada! E estamos já no 5º episódio. Fica a dica!

Elenco:

Caio Junqueira
Heitor Martinez
Ângelo Paes Leme
Silvio Guindane
Aline Borges
André Ramiro (Nota do Autor: Que está com a cara do MV Bill)
Jonas Bloch

Abertura da Novela\Seriado



Demiris Ikarus
(Vendo a Lei e o Crime *_*)

3 comentários:

  1. É verdade, todos nós já vimos ou vemos novela! Eu via muito quando era criança, e até mesmo hoje em dia se não tiver o que assistir na tv, eu tô vendo novela.

    Um ponto que vc falou aí e que até já foi tópico de debate na faculdade foi a parte dos seriados...eles são novelas SIM! É pq os para os americanos (que creio eu que são os maiores produtores de seriados) não existe o conceito novela, apesar de existir a palavra novela (soap opera), mas como essa novela só passa durante um ou dois dias na semana, por nós aqui no Brasil leva mais o nome de seriado. Alguns até são, pois cada episódio é uma historia diferente, não segue uma linha...uma continuidade...mas tudo não deixa de ser uma novela...tá acompanhando, é novela! Hahahahaha...

    Esse seriado da Record eu não acompanho pois não curto ver violência (já basta ver jornal), mas cara, o que eles estão retratando ali nada mais é do que nossa realidade, muita gente vive aquilo todos os dias, FATO! E eu acho hipocrisia de algumas pessoas reclamarem que é "muita violência".

    A Record tá arrebentando a boca do balão com as produções (tirando os Mutantes que eu acho ridículo e uma afronta a inteligência) a cada produção eles tão melhores e investindo...apesar da Globo ainda ter uma "tecnologia" melhor e fazer com que as produções pareçam mais "reais" e tal...sem querer puxar sardinha pra Globo...que eu não vou muito com a cara...mas emfim...Nem sabia que tinham dois atores de Tropa de Elite nesse seriado aí...por sinal ótimos atores.

    Fui!

    P.S.: Manda um beijo pra Cris!
    P.S.: Se eu tivesse idéia do que escrever todos os dias ou pelo menos toda semana eu voltaria a fazer blog! ^_^

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1/2/09 01:24

    Esse seriado é muito bom! E não adianta correr, algum dia na sua vida vc já acompanhou uma novela, mesmo que não queira admitir ou ela seja "classsificada" com um outro nome!!

    "A Record tá arrebentando a boca do balão com as produções (tirando os Mutantes que eu acho ridículo e uma afronta a inteligência)..."
    Não sei como alguém consegue dar audiência pra uma coisa como essa ? u.u'

    Continue com a ótimas matérias! ^_^

    Até :*

    P.S.: vc não me deu o recado da Nanda Ò.ó

    ResponderExcluir