25 de julho de 2009

Sangue Novo

A questão daqui é como mestrar pra iniciante, sempre tive facilidade pra fazê-lo, coisa que é mesmo complicado para quem já esta no mesmo grupo já tem séculos. Realmente é beeeem complicado...

A primeira coisa geralmente é ver o gosto dos seus jogadores e a sua facilidade de mestrar algo, se for dar prioridade de a segunda, pois não adianta tentar mestrar coisas que você mesmo não tenha afinidade. Sua missão é mostrar como RPG é legal, e não como ele possa ser complicado ou mesmo entediante. E de preferência use só coisa que você tenha facilidade, se você não lembra muito bem das regras de combate montado, só coloque cavalos literalmente só como transporte NO MÁXIMO!!!

Outra coisa faça as fichas com as habilidades clássicas em seu ápice e dêem função para todos os personagens. Coloquem oponentes para o combatente, coloque mortos-vivos para serem expulsos com o esconjuro de mortos-vivos, armadilhas para que o ladino salve o grupo e situações que só podem ser solucionadas com magia para o conjurador arcano. Se for no caso de um cenário medieval.

Use fotos de personagens legais para dar uma cara aos personagens dos futuros jogadores, já que pra quem não é acostumado a ficar imaginando histórias, e inclusive, de cara aos vilões mais clássicos, com descrições bem familiares. Como no caso de uma campanha bem moderna, colocar o clássico motoqueiro brigando no bar mais próximo, ou mesmo o hacker que todos precisam de um favor, referências de filmes, animes, desenhos, etc...

Não pense nem em invertar seus enigmas absurdos, a maior dificuldade que você deve fazer é deixar a porta trancada. E use raças clássicas, porque pra eles tudo vai ser novidade, e só surpreenda no final, que aquela pequena aventura é algo de maior importância. Pense que aqueles goblins que atacavam a aldeia dos personagens na verdade estivessem a mando de alguém, e termine a aventura por ali. E crie cada vez mais e parta do obvio.

Evite classes não-combatentes, se você acha que falta um clérigo, crie um clérigo com o poder nivelado ao grupo para inseri-lo, mas coloque personalidade dele. Falando em geral do “cenário medieval” eu sempre coloco um paladino, que ele é um bom combatente, um curandeiro razoável, e um cara com bons pontos de vidas, que geralmente é um cara que coloca mais em encrencas os jogadores com os seus “passar mal perto de cultos malignos”, querer ficar pra ajudar quem pode, e etc...

E tenha bastante jogo que cintura e coloque eles nos trilhos da aventura, pois novatos tem a mesma mania de ferrar uma aventura do mesmo jeito que veteranos, só que eles fazem sem querer querendo! E vamos ver se volto a engrenar RPG aqui no blog...

E durante um pós produção achei uma matéria interessante sobre RPG bem antiga que vale apena dar uma olhada da Folha de São Paulo, é só clicar para amplicar.





Demiris Ikarus
(Ainda tentando derrotar o
coração gelado no RPG)

2 comentários:

  1. RPG RPG RPG! *saudade*
    Saudade do de mesa...
    Saudade do eletrônico...
    Adoro!!!

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  2. Ainda querendo ASSISTIR a uma partida!

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