23 de janeiro de 2010

Dos Doutores Carecas, ele é o Supremo!


Olá! Caros Carecas Carentes Careados por Careteiros Careiros! Não vim falar nada demais, até porque ainda to sem internet, e usando a da Sra. Ikarus enquanto ela dorme (ou pelo menos finge). Vim mais para fazer o anuncio do blog do HQ+ do JM “Doutor Careca” Trevisan. O qual acompanho desde que tive internet. Que da dicas e tem opiniões bem encorpada como todo bom café, ou mesmo chopp (não falo muito do chopp até porque não bebo), mas é um bom blog que qualquer um que curte o admirável mundo insano vai gostar!

---------------------------------------------


O QUE FAZ UM ROTERISTA?

Você está conversando com algumas pessoas na balada e de repente o assunto cai na profissão de cada um. E aí, quando chega a sua vez, você diz com um sorriso meio amarelo: “Sou roteirista de quadrinhos”. Ao seu lado, a garota moderna de óculos de gatinho e camisa do MGMT pergunta de bate-pronto: “Ah, você faz as letrinhas dentro dos balões?”.






Pois bem, jovem Padawan, a resposta é não. O roteirista não é o cara que faz as “letrinhas” dentro dos “balõezinhos”. Pelo menos não necessariamente.



Tá, beleza, então o o que cacete faz um roteirista?

A tarefa do roteirista soa um tanto confusa para quem não é da área principalmente pela idéia que se perpetuou de que “fazer quadrinho” é “desenhar quadrinho” (vide a tradução “Desenhando Quadrinhos” para o título da versão brasileira do livro “Making Comics”, de Scott McCloud). Isso acontece, principalmente no Brasil, porque aqui (embora não só aqui) existe com muita força a cultura do quadrinhista, o cara que faz tudo: escreve, rascunha, desenha, arte-finaliza, colore e letreira. E muita gente faz isso muito bem. É um método totalmente válido, mas não é a única maneira de se produzir HQs.

O trabalho do roteirista é essencialmente pegar uma idéia – ou argumento – , transformá-la na história propriamente dita e descrevê-la de forma que o desenhista possa ter a melhor visualização possível. Isso implica não só em delinear a trama e fazer os diálogos, mas também em dividir a narrativa em quadros e páginas.

O quanto se vai descrever depende de uma porção de fatores. Há quem goste de detalhar cada minúcia e há quem prefira deixar o desenhista mais solto, descrevendo apenas o for realmente necessário para que ele entenda o que está rolando. Parece complicado e às vezes é mesmo. Principalmente porque não há uma formatação fixa de roteiro.



Se não tem formatação, como se parece um roteiro?

Roteiristas que também desenham, como Marcelo Cassaro (Holy Avenger, Turma da Mônica Jovem), preferem rascunhar as páginas e passá-las junto com a versão escrita do roteiro. Já Stan Lee, preferia transmitir aos desenhistas um breve resumo da história para depois adequar os diálogos à página pronta (é o famoso Método Marvel, muito usado antigamente).

Uma terceira opção é descrever a ação, os atos dos personagens e os diálogos usando a mesma formatação dos roteiristas de cinema. A grande vantagem é que existem programas específicos para isso (como o Final Draft), que automatizam boa parte do processo mecânico. Robert Kirkman (Os Mortos Vivos), Brian Michael Bendis (Vingadores), Grant Morrison (Batman, Os Invisíveis) e Garth Ennis (Preacher, Justiceiro) são alguns dos roteiristas que usam alguma variação deste método. Abaixo, segue o exemplo de um roteiro escrito por este que vos fala.



PÁG. 5

- QUADRO 2

EXT. FRENTE DO PRÉDIO - NOITE

Al desliga o telefone. Burt está perto do porta-malas distribuindo as armas.



DERMOT

(acendendo outro cigarro e se dirigindo a Al)

Você devia pegar mais leve com ele.



AL

(guardando o celular)

Com Dean?



DERMOT

É.



Muito Foda! Curti! O que eu preciso saber pra ser roteirista?

A primeira coisa é saber que você tá ferrado. Não ri não, é sério. Ser SÓ roteirista quer dizer que você sempre vai precisar de alguém para desenhar suas histórias. E apesar da enorme quantidade de desenhistas competentes espalhados pelo Brasil, nem sempre é fácil convencer alguém a deixar de fazer algo sozinho, com maior controle – já que a maioria também escreve – para dividir a autoria com outra pessoa. A não ser que você seja bom e tenha uma boa história em mãos. Desenhista nenhum resiste a uma boa história.

E para ser bom você precisa não só ler de tudo (isso inclui, principalmente, livros) e escrever em quantidades épicas. Precisa ir além do texto, entender como funciona a estrutura da página de quadrinho, saber porque o desenhista escolheu certos ângulos e não outros, aprender a identificar quando é hora de aumentar ou diminuir o ritmo da narrativa e mais uma porção de coisas que só se consegue observando e produzindo muito.

Se você tem disposição para tudo isso, é só mandar bala. Não é fácil, mas vale a pena.

--------------------------------------------

E uma boa curiosidade que em parte eu me inspiro enormemente na formatação e em grande parte no JM Trevisan e no Fausto Salvatori do Boteco Sujo, acho eles excepicionais sobre o que escrevem. Escrevem de maneira extrvertida e ao seu jeito! Praticamente o Admiravel Mundo Insano é um péssimo resultado de uma conversa de bar desses dois!

Acessem o Laboratório do Doutor Careca e o Blog HQ+.



Demiris Ikarus
(Esse tipo de assinatura é da antiga 
revista Tormenta que eu maloquei mermo!)

2 comentários:

  1. Trabalhoso, nem sempre reconhecido, mas acho DIGNO! ^_^

    E que esses blogueiros continuem se superando! ;)

    ResponderExcluir
  2. muito legal essa profissão =D
    só que é bem dificil começar... fazer um bom desenhista t responder...
    blog muito bom continui o trabalho!

    ResponderExcluir